Cortes de peças de aço de baixo carbono, com espessuras acima de 12”(300 mm) são denominados cortes pesados.
Nas operações de corte pesado, o parâmetro mais importante a ser observado é a quantidade de oxigênio necessária para a completa oxidação do aço na espessura que está sendo cortado.
Pressões de oxigênio na faixa de 10 a 55 psi (0,7 a 3,8 kgf/cm²), medidas nas entradas dos maçaricos, são consideradas as mais adequadas. Melhores resultados são obtidos com o uso de bicos com orifícios de corte maiores, trabalhando com pressões mais baixas de forma a se evitar o “chilling effect” de um jato em alta velocidade.
No corte do aço baixo carbono são necessários 80 a 125 ft³ (89 a 139 litros) de oxigênio por in (mm) de espessura do corte.
O corte oxi-combustível do aço carbono somente é possível porque o ponto de fusão do oxido de ferro se encontra abaixo do ponto de fusão do próprio ferro, o que permite que a escória seja mecanicamente removida do metal base pelo jato de oxigênio.
Para cortes manuais pesados, a TORCH oferece os maçaricos das séries MCS 1500 e MCS 1200, ambos projetados para mistura no bico o que lhes confere máxima segurança contra retrocessos de chamas e alta qualidade do corte. Os comprimentos desses maçaricos variam de 1200 mm a comprimentos mais longos conforme a conveniência de cada cliente.
Os maçaricos são oferecidos com cabeças de 75º a 180º. Os bicos utilizados são os das séries 3SP501 e 3SP 301 respectivamente.
Para cortes mecanizados a TORCH oferece o maçarico MCM-80 com bicos da série 3SN 901.
|